sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MÉDICAS CUBANAS E A VISITA DO MINISTRO DA SAÚDE

VISITA DO MINISTRO DA SAÚDE- Depois de almoçar em uma churrascaria na avenida Nove de Abril, e teria José Carlos pago, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, viu de perto o caos em que se transformou a região com as fortes chuvas. Acompanhado do seu assessor, Fausto Figueira, foi recebido pela cúpula do Executivo liderado pela prefeita Márcia Rosa, que não almoçou com o ministro. Foi um encontro interessante, segundo uma raposa felpuda presente. Muitos abraços, sorrisos e etc. O ministro Arthur Chioro disse estar feliz porque os prefeitos estão honrando as parcerias firmadas no governo Dilma Roussef, a exemplo da campanha Mais Médicos: "O Governo Federal articula os programas, mas precisa do apoio dos municípios e governos estaduais para realizá-los. Não bastava, por exemplo, colocar mais médicos, era preciso dar melhores condições de trabalho a toda a equipe de saúde, melhorando o Sistema Único de Saúde (SUS) e humanizando o atendimento, como está sendo feito aqui na Vila Nova, que fiquei surpreso em saber que não tinha uma UBS ainda, e cujas instalações modernas farão a diferença para esta população". Esta raposa, com bom trânsito, ao ouvir isso lembrou da falta de pagamento de quatro meses de vale refeição para as médicas cubanas que foram até o gabinete cobrar. Não acreditou que o santista Chioro não sabia que no bairro da Vila Nova não tinha uma UBS "ainda".
O ministro informou que Cubatão poderá receber uma Academia da Saúde e que a Faculdade de Medicina deverá ser instalada. Reiterou que o Hospital Municipal de São Vicente será construído para desafogar Cubatão. 
De acordo com Chioro, o governador Geraldo Alckmin o convidou para uma audiência, que deve acontecer na próxima semana, na qual, entre outros assuntos, deve ser tratada essa questão. “Estive reunido com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que disse que o governador já sinalizou o apoio. A nossa próxima conversa deve ser decisiva para o hospital regional”. O ministro explica que pela legislação o Governo Federal não pode construir ou administrar hospitais. “Isso cabe aos estados e municípios. Quando de se criou o SUS (Sistema Único de Saúde), tudo foi descentralizado. Nós entramos com a área técnica e com recursos financeiros”. Durante um encontro com o prefeito de São Vicente, Chioro assumiu o compromisso do Ministério arcar com metade do custo da obra de construção e, depois de pronto, metade do valor para manter o equipamento de Saúde funcionando. “ Da base da prefeita, apenas tres vereadores, o sorridente Roxinho, Jair do Bar e Fabio Moura, que vem recebendo orações do presidente da Câmara, Aguinaldo Araujo.










0 comentários:

Postar um comentário