quarta-feira, 10 de junho de 2015

REUNIÃO COM DESEMPREGADOS. SALDO POSITIVO? PREFEITURA MUDA PARA JULHO INSCRIÇÕES PELO PAT



REUNIÃO COM DESEMPREGADOS. SALDO POSITIVO? - Até dezembro, a Petrobrás abrirá 3.500 vagas de trabalho, para serviços de manutenção (parada) na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (8) por Ricardo Rodrigues de Oliveira, gerente de Planejamento e Controladoria daquela refinaria, durante a reunião que vem sendo realizada mensalmente entre trabalhadores e representantes da Prefeitura e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em defesa da mão de obra local. O encontro foi na sede da Delegacia Regional do Ciesp.
Na oportunidade, Ricardo disse que a Petrobrás assume o compromisso de destinar as vagas a trabalhadores de Cubatão e, por isso, as contratações serão feitas por intermédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que atua na cidade sob coordenação da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed). "Será instalado um posto do PAT na área da refinaria, para facilitar o processo de encaminhamento e contratação", disse.
As primeiras 15 contratações serão feitas já a partir do próximo dia 15, para a fase de pré-parada.(SERIAM FEITAS MAS MUDOU DE DATA. VEJA ANUNCIO ACIMA) .  Até fins de julho, 269 trabalhadores já estarão contratados; 725 até agosto, 1.476 até setembro; 2.995 até outubro; devendo a fase de pico dos serviços ocorrer em novembro, quando 3.500 trabalhadores estarão atuando na área.
Alojamentos - As reuniões mensais entre representantes dos trabalhadores, da Prefeitura e das indústrias ocorrem em Cubatão desde março, quando teve início um movimento de desempregados reivindicando que as vagas de emprego na Cidade sejam destinadas a moradores locais. A Prefeitura imediatamente deu seu apoio à luta dos trabalhadores, estabelecendo diálogo permanente com seus representantes e a área industrial.
Na reunião desta segunda-feira - que teve a coordenação da prefeita Marcia Rosa; do presidente da regional do Ciesp, Valdir José Caobianco; e do secretário municipal de Emprego, Carlos Alberto Benincasa - outras boas notícias foram dadas à comissão de dez trabalhadores que participam dos encontros.
A prefeita Marcia Rosa se comprometeu em informar os prefeitos que participam das reuniões do Conselho de Desenvolvimento de Baixada Santista (Condesb) sobre a existência de alojamentos clandestinos de trabalhadores nas cidades da região. Cubatão possui uma comissão especial encarregada de fiscalizar e coibir a proliferação destas unidades em seu território. Elas são usadas por empreiteiras para abrigar trabalhadores que trazem de outros pontos do Estado e do País. Para fugir a essa fiscalização, segundo denúncias dos desempregados locais, essas empresas montam alojamentos em municípios próximos. "Não posso fazer fiscalização em outras cidades, mas posso alertar os outros prefeitos sobre esta prática, que coloca em risco também os empregos de suas cidades", disse.
Novo PAT - O secretário municipal de Emprego, Carlos Alberto Benincasa, informou que o Posto de Atendimento ao Trabalhador passará por um processo de reestruturação, destinado ao aperfeiçoamento do sistema de cadastros e encaminhamentos de trabalhadores para empresas que anunciam vagas.
Uma empresa especializada já começou o levantamento de dados e da estrutura do posto e, dentro de 40 dias, apresentará o projeto de reestruturação, segundo Benincasa.
Ressaltou ainda que - desde a primeira reunião em virtude das manifestações dos trabalhadores pela contratação de mão de obra local - já houve cerca de 400 pessoas contratadas por empresas do polo industrial do município. "È importante que todos estejam juntos na luta e falando a mesma língua".
Cursos - Benincasa falou também sobre o estudo de gestão de vagas e da criação de cursos de capacitação e qualificação para os trabalhadores. Como exemplo, citou o curso que está sendo realizado polo Senai em parceria com a Manserv para a qualificação de 12 soldadores e 16 caldereiros, com 100% de aproveitamento e sem nenhuma evasão.
A NM Engenharia e Construções, por sua vez, anunciou a abertura de curso para montadores de andaimes/São 32 vagas, divididas por duas turmas de 16 trabalhadores cada. A primeira turma terá aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho e a segunda, nos dias 1º, 8, 22 e 29 de agosto. As aulas serão sempre aos sábados, no Senai de Cubatão (Praça da Bíblia, 1, Centro), das 7h30 às 16h30.
O período de inscrições vai do dia 15 ao dia 19 deste mês e a prova de seleção será realizada no dia 25, na Escola Senai, de Cubatão, às 19 horas. A divulgação dos resultados será no dia 2 de julho, às 13 horas. Para fazer a inscrição, o candidato deve apresentar cópias de documento de identidade (RG), comprovante de residência; ter, no mínimo, 18 anos e concluído o 6º ano do Ensino Fundamental.
fonte:PMC

0 comentários:

Postar um comentário