segunda-feira, 9 de maio de 2016

Apesar dos problemas previstos, DER mantém prazo de entrega do novo sistema de acesso ao Casqueiro



Órgão estadual pretende liberar o complexo viário à Ecovias, concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes, até o final do mês.
 
Apesar de todas as preocupações apresentadas por moradores e pela Prefeitura com relação a possíveis impactos negativos no sistema viário local, o Governo do Estado manterá o cronograma de liberação ao tráfego, do novo sistema de acessos ao Jardim Casqueiro. A entrega oficial da obra à Ecovias, concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes, por parte do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), deverá ocorrer até o final deste mês.

A informação foi prestada pelo engenheiro Orlando Morgado Junior, representante do DER, durante nova reunião para tratar dessas questões, realizada na manhã desta segunda-feira (09) na Secretaria Municipal de Obras.
 O encontro foi organizado pela Prefeitura para debater a possibilidade de, antes da entrega do sistema viário, serem adotadas medidas para evitar novos fatores de isolamento do bairro em decorrência das obras, que incluem um viaduto de cerca de 300 metros.

O principal problema apresentado pela Prefeitura é um cruzamento de tráfego próximo do viaduto de ligação da Anchieta com acessos da Rodovia dos Imigrantes. Ali também há uma alça para onde convergem os veículos que, procedentes de Santos, saem da Anchieta para entrarem no Jardim Casqueiro, o que provoca um cruzamento em X, considerado perigoso em vias de trânsito rápido.

Conforme o DER, não há perspectivas de solução em curto prazo, pois ela exigiria a abertura de uma pista de desaceleração, e não há espaço para isso porque seria preciso remanejar uma adutora - obra custosa e de longa duração.

 Responsável pela adutora, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) não concordou com algumas soluções alternativas apresentadas na fase de elaboração dos projetos. Uma delas previa uma laje sobre o terreno por onde passam os tubos, que suportaria a pista de desaceleração; e a outra, a implantação de um desvio das tubulações (by pass) no trecho carroçável.

Assim para que possa haver a liberação do sistema no cronograma previsto, o DER optou pela implantação de 'segregadores New Jersey' (obstáculos), dividindo as faixas de tráfego, providência semelhante à que já é adotada no mesmo local.

Segundo o secretário municipal de Obras, Luis Carlos dos Santos, essa medida não evitará os congestionamentos que hoje ocorrem em trechos próximos, na área urbana do Jardim Casqueiro. A tendência, segundo o secretário, é eles se agravarem, por causa do aumento do tráfego de veículos em função do novo complexo viário.

O representante do DER propôs que, uma vez liberado o sistema, seja feito um estudo de impacto viário, visando a elaboração de futuros projetos que eliminem  os problemas previstos pela Prefeitura.

 Ecovias - A Ecovias foi representada na reunião pelo seu diretor de Engenharia, Alexandre Ribeiro. Ele disse que, uma vez recebida a obra, a concessionária adotará as medidas técnicas necessárias ao livre fluxo de tráfego e segurança na Vila Anchieta.

Em nota enviada nesta segunda-feira (9), a Ecovias ressalta que "as obras do viaduto do KM 59 da Via Anchieta, no Jardim Casqueiro, são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cabendo à concessionária apenas analisar o projeto e intermediar as aprovações junto à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp)."

Acrescenta a empresa que "no cenário atual, a Ecovias aguarda por estudos técnicos relacionados às alterações sugeridas posteriormente ao projeto inicial para dar sequência à análise, priorizando a segurança viária e fluidez das rodovias que administra".

FONTE: PMC

Galerias de Imagens

0 comentários:

Postar um comentário