segunda-feira, 16 de maio de 2016

ASSUNTO PROVOCADA NO PROGRAMA JORNAL DA CIDADE FAZ CMT SOLTAR NOTA.

NOTA DA CMT SOBRE RADAR EM FRENTE A ESTAÇÃO DAS ARTES QUE ERA DE 5O KM E FOI REDUZIDO COM UMA PLACA INSTALADA PARA 40KM...O ASSUNTO FOI PROVOCADO DENTRO DO PROGRAMA JORNAL DS CIDADE. VAMOS A NOTA:
A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que o radar colocado na Av. Nove de Abril passará nessa semana por aferição pela empresa que instalou o sistema. Após o término das aferições, o motorista que trafegar acima da velocidade permitida nessa via que é de 40km/h será notificado, porém, até o final de maio de 2016, não será penalizado.
A CMT ressalta que o funcionamento do aparelho só entrará em vigor quando todas as exigências estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) forem atendidas. Ou seja, quando houver placas de sinalizações etc.
Vale lembrar que a implantação do sistema é para educar e garantir a segurança da população, pois, nos últimos 12 meses ocorreram 43 acidentes no local.
MAIS TARDE, A PREFEITURA CONFIRMA A INFORMAÇÃO DADA NO PROGRAMA.

CMT solicita ao Inmetro a aferição de novo radar na Av. Nove de Abril

 

Foi solicitada para os próximos sete dias a aferição do novo radar instalado na Avenida Nove de Abril, próximo ao Hospital Municipal de Cubatão. O pedido foi feito ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pela DCT Tecnologia e Serviços Ltda., contratada pela Companhia Municipal de Trânsito (CMT) para a instalação dos radares no município.

Por enquanto, o equipamento de segurança permanece inoperante. Ao contrário das notícias vinculadas nas redes sociais de que a companhia teria alterado o dispositivo para surpreender os usuários, a CMT tem implantado o sistema por etapas e dentro das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o superintendente substituto da CMT, Flávio de Mattos, os motivos para a colocação do radar foram o excesso de irregularidades constatadas e os inúmeros acidentes ocasionados nessa via. "Nossa missão é garantir a segurança dos próprios motoristas e pedestres que passam por ali. A medida não visa à penalidade o objetivo é reeducar os condutores" - ressaltou.

Um levantamento feito pelo setor de engenharia de tráfego apontou 43 acidentes nos últimos 12 meses no trecho onde o radar foi colocado. Para o assessor de engenharia de tráfego da autarquia, Valtemir Ribeiro, o lugar carece do sistema de segurança, devido à grande a circulação de público, por funcionarem nas proximidades o Hospital Modelo, o Hospital Infantil, a Estação das Artes, posto de gasolina, clínicas médicas, os abrigos de ônibus e diversos estabelecimentos comerciais.

A velocidade permitida é de 40 km/h - Uma das indagações dos munícipes é sobre a velocidade regulamentada nesse trecho. A CMT informou que em alguns trechos da Avenida Nove de Abril é permitida a velocidade de 50 Km/h, mas próximo ao hospital a velocidade segura sempre foi de 40 Km/h. Segundo Flávio de Mattos, o local sempre foi sinalizado com placas, portanto a única alteração será a implantação do equipamento de segurança.

Inicio da operação do sistema - Após a empresa DCT Tecnologia e Serviços Ltda. instalar o equipamento, a equipe de operação da CMT realizou a manutenção das placas de sinalização no local. O próximo passo será a aferição do radar pelo Inmetro, para calibrar a velocidade e garantir a correção das notificações.

Segundo Valtemir Ribeiro, nos primeiros dez dias após o término das aferições, o motorista que trafegar acima da velocidade permitida será notificado, porém não sofrerá penalidade. "A ideia é disciplinar e oferecer um tempo de adaptação para os motoristas. Sem falar do trabalho do setor de Comunicação, que fará a divulgação por meio de faixas, matérias etc." - disse. 

0 comentários:

Postar um comentário