quarta-feira, 11 de maio de 2016

Prefeitura pune Transpetro por vazamento de petróleo no Rio Cubatão

Prefeitura pune Transpetro por vazamento de petróleo no Rio Cubatão

 Empresa foi multada em R$ 70.650,00, com base no Código Sanitário do Estado.
 
A Prefeitura multou em R$ 70.650,00 a Transpetro Distribuidora, pelo vazamento de petróleo ocorrido em seu terminal de Cubatão no dia 22 de março - fato que colocou em risco de contaminação a Estação de Tratamento de Água (ETA), da Sabesp, responsável pelo abastecimento, não só de Cubatão, mas também de Santos e São Vicente.

A multa, equivalente a 3 mil unidades fiscais do Estado (UFESPs), foi fixada pelo Departamento de Vigilância à Saúde do município, com base na Lei 10.083 (Código Sanitário do Estado).

Segundo a diretora do DVS, médica Maria Adelaide Gonzalez, a Transpetro foi penalizada por transtornos causados pelo acidente, que exigiu a suspensão temporária no fornecimento de água para as três cidades e colocou em risco de contaminação por longo prazo não só a área diretamente atingida, mas também o seu entorno.

A Transpetro recorreu administrativamente, alegando que o Departamento de Vigilância à Saúde não teria competência para determinar a punição. "Nós contestamos o  recurso da empresa  e  enviamos nesta terça-feira (10/5) o processo  para a Secretaria de Assuntos Jurídicos dar seu parecer final", explicou Maria Adelaide.

O vazamento do produto - "óleo cru" segundo a definição da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) -, ocorreu  em uma caixa de válvula de transferência, causando o transbordo para uma galeria de drenagem de águas pluviais, atingindo o rio Cubatão.

Constatado o acidente, por volta de 19 horas do dia 22/3, equipes de emergência da Transpetro foram acionadas e instalaram barreiras, para evitar que o produto se espalhasse por pontos mais distantes do rio. A Sabesp suspendeu, por 24 horas, o fornecimento de água para toda a região.

Vistorias feitas em trechos do rio, na ocasião, tanto pela Cetesb como pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), não registraram mortandade de peixes. Até os pescadores amadores já voltaram a registrar boas pescarias nas margens do rio.

FONTE:PMC

0 comentários:

Postar um comentário