quinta-feira, 5 de maio de 2016

DER esclarece dúvidas sobre traçado viário do novo viaduto do Jardim Casqueiro

DER esclarece dúvidas sobre traçado viário do novo viaduto do Jardim Casqueiro



Nova reunião com representantes do DER e da Ecovias deve ocorrer ainda esta semana na Secretaria de Obras
 
Algumas questões levantadas sobre o traçado viário das entradas e saídas do novo viaduto do Jardim Casqueiro, que deve ser entregue ao tráfego ainda este mês, foram esclarecidas durante reunião realizada na Secretaria de Obras na tarde desta quarta-feira, dia 4.

Participaram do encontro, a convite do secretário municipal de Obras, Luiz Carlos dos Santos, três representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um representante da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e o diretor de Obras Públicas, Lindomar da Silva Nascimento.

De acordo com o engenheiro Orlando Morgado Júnior, do DER, o traçado do novo viaduto segue o projeto aprovado na terceira reunião pública, realizada no dia 29 de abril de 2013, que teve participação de representantes da Prefeitura, do DER e de moradores do Jardim Casqueiro.

O engenheiro explicou que o único ponto que sofreu alteração foi na alça esquerda de saída do novo viaduto. Ali, por conta da existência de uma adutora da Sabesp, segundo ele, não foi possível estender a via para possibilitar o acesso direto de veículos à Pista Norte da Rodovia Anchieta.

Nesse trecho, ficará permitido apenas o acesso à Interligação do Sistema Anchieta - Imigrantes. É que neste local se formaria um cruzamento de tráfegos que poderia ocasionar acidentes, segundo estudo realizado pela Ecovias. "Por isso, optamos por colocar o 'segregador New Jersey' para direcionar o tráfego do viaduto ao acesso direto à via de Interligação com a Imigrantes", explicou Orlando, lembrando que os veículos que trafegarem pela Pista Norte da Rodovia Anchieta poderão acessar a Interligação ou se direcionar ao Jardim Casqueiro, da mesma forma que já acontece atualmente.

Ainda segundo o engenheiro, os veículos procedentes do novo viaduto poderão entrar na Pista Norte da Rodovia Anchieta, usando o trevo de acesso já existente.

Outro ponto questionado na reunião foi o novo acesso à Pista Sul da Rodovia Anchieta que está sendo aberto na Via Marginal Sul, defronte à Rua Júlio Cunha. Segundo o engenheiro do DER, o acesso atende a uma solicitação da Ecovias, que realizou estudos de tráfego que apontaram a necessidade dessa alteração viária.

Com a construção desse acesso, os motoristas que trafegarem pela Rua Júlio Cunha só poderão acessar a Via Marginal Sul, não sendo mais permitida a entrada na Rodovia Anchieta naquele local.

Casqueiro - O engenheiro de tráfego da CMT, Valtemir Ribeiro, destacou que o sistema viário do Jardim Casqueiro também terá de sofrer alterações para permitir o acesso dos motoristas à Via Marginal Sul e ao novo viaduto. O representante da CMT explicou a necessidade de implantação de uma rotatória no cruzamento da Avenida Brasil com Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Valtemir apontou também ser necessário alterar os acessos da Via Marginal Sul, em frente à Rua Carlos Gomes, sendo explicado que só a Ecovias poderá permitir ou não esta alteração, já que ela é responsável pelo tráfego nas vias marginais.

Por entender a necessidade de novas tratativas com a Ecovias para não prejudicar os moradores do Jardim Casqueiro e adjacências, o secretário de Obras solicitou outra reunião, que deve ocorrer no início da próxima semana, com representantes do DER e da concessionária, para analisar quais medidas poderão ser tomadas para solucionar os problemas ocasionados no sistema viário.

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