terça-feira, 10 de maio de 2016

URGENTE NOTA DA PREFEITURA: Para enfrentar a crise, Hospital de Cubatão irá priorizar o atendimento ao morador da Cidade

URGENTE NOTA DA PREFEITURA: Para enfrentar a crise, Hospital de Cubatão irá priorizar o atendimento ao morador da Cidade
O Hospital Municipal de Cubatão irá priorizar o atendimento não emergencial aos pacientes que moram na Cidade. O objetivo da medida é enfrentar a crise financeira que afeta Cubatão e que vem dificultando o repasse de recursos para a manutenção do Hospital, que depende quase que exclusivamente da Prefeitura. O contrato de gestão do hospital, sob a responsabilidade da Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), prevê uma despesa mensal de R$ 4,4 milhões. O Município responde por cerca de 80% desse recurso.
Para tentar solucionar essa crise, a prefeita Marcia Rosa e o secretário de Saúde, Benjamin Rodriguez Lopez, estão em Brasília para conseguir ampliar os recursos federais no custeio do hospital. Um dos grandes problemas é o elevado número de atendimento a munícipes de outras cidades da região, sem a devida contrapartida do Estado e da União.
Segundo destaca a prefeita, “Cubatão precisa de uma decisão política de socorro ao hospital municipal que atende, além da população local, cidades vizinhas e vítimas das rodovias e acidentes nas indústrias. Já a Central de Vagas não vem transferindo nossos pacientes e encaminha pessoas de outras cidades”.
“Além da qualidade do nosso serviço, o fato de estar localizado à beira das rodovias faz com que a procura por nosso serviço seja muito grande. A população de Cubatão não pode continuar sendo prejudicada, pagando esse preço sozinha. Precisamos de apoio para dividir essa responsabilidade”, explica o secretário de Saúde.
Benjamim Lopez lembra que o Município vem solicitando, de forma reiterada, mais verba do Estado para o hospital. “A participação do Governo Estadual no custeio da Saúde cubatense é de apenas 0,13%. E somos a única cidade da região onde o Estado não conta com sequer um equipamento de Saúde. Isso precisa mudar”.
Dados – Segundo a Secretaria de Saúde do Município, todo o custeio do sistema de saúde local cabe ao Município (83,4%), com apoio da União (16,48%) e não há quase nenhuma participação do Governo do Estado (0,13%). Para manter esse atendimento à população, Cubatão vem sistematicamente investindo acima do percentual estabelecido pela Constituição Federal. Cerca de 20% do Orçamento Municipal é destinado à Saúde, o que levou o Município a se transformar numa referência para o setor, mas com grande risco de colapso por falta de recursos. “Já estamos sendo obrigados a reprogramar e atrasar pagamentos. A perspectiva nos próximos meses é bastante preocupante. Então, a alternativa, neste momento, é garantir os atendimentos hospitalar e ambulatorial para o morador de Cubatão”.

0 comentários:

Postar um comentário