terça-feira, 30 de agosto de 2016

Reunião dos desempregados com CIESP, empregadores, ACIC, prefeitura e chefe de gabinete do secretário estadual de emprego.

Reunião dos desempregados com CIESP, empregadores, ACIC, prefeitura e chefe de gabinete do secretário estadual de emprego.
Após uma passeata com mais de mil desempregados, na manhã desta terça-feira, em Cubatão, foi feito um acordo para aproveitamento da mão de obra local nas indústrias da cidade.
O documento foi assinado no começo da tarde, na associação comercial e industrial (Acic), após negociação entre representantes dos trabalhadores e das principais empreiteiras do setor. Ele prevê que, das vagas nas empresas do polo petroquímico, 70% devem ser inicialmente destinadas aos moradores da cidade e região, sendo 10% para
mulheres.
Ele é assinado, de um lado, pelo sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção indústria (Sintracomos) e Comissão dos desempregados de Cubatão e Baixada Santista.
Do outro lado, assinam as empresas Anglo American, C3, Carbocloro, CTM, Elfe, Engebasa, Estrutural, G&E, Manserv, Marte e Montcalm. Pelo acordo, são participantes do processo seletivo os cadastrados no posto de atendimento ao trabalhador (PAT) que tenham comprovante de residência e título de eleitor da baixada.
Os interessados devem entregar currículos à comissão, que informará o número de vagas e o perfil de cada uma. Os selecionados irão ao Pat com o currículo carimbado pelo sindicato e comissão. Levarão cópia do cadastro nacional de informações sociais (cnis), também com carimbo da associação e do sindicato, comprovando pelo menos dois anos de vínculo empregatício na Baixada.
Os candidatos levarão ainda ao Pat carta do sindicato e da associação, indicando para qual empresa e vaga participará da seleção. Somente com esses documentos serão atendidos no posto. O Pat emitirá a carta de encaminhamento para finalizar o envio do candidato à empresa. A lista dos aprovados será entregue ao sindicato e à comissão para ser afixada em quadro.
As vagas devem ser encaminhadas por e-mail ao sindicato e à comissão. Os reprovados também serão informados por e-mail e será de responsabilidade da comissão o gerenciamento das vagas oferecidas. Conforme a lei 7.853-1989, as empresas com até 200 empregados deverão preencher até 2% das vagas com portadores de deficiência. Entre 2001 e 500,
3%. De 5001 a 1000, 4%. E, acima de 1001, 5%.
O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, calcula que há mais de 10 mil desempregados em Cubatão e elogia o acordo: “Gostaríamos de garantir 100% das vagas, mas não foi possível”.
Ele defende o emprego para a mão de obra da região não apenas nas chamadas ‘paradas’ de manutenção das indústrias, que duram de 35 a 40 dias, mas principalmente nos grandes contratos das empreiteiras.
fonte;Sintracomos


0 comentários:

Postar um comentário