Prefeitura detalha com os pais de alunos as novidades do projeto 'Crescer +' para 2016.
Encontro foi no auditório do Bloco Executivo do Paço Municipal
"Os pais são os grandes gestores das escolas. A escola é da comunidade, e é para ser ocupada. Educação é preparar o aluno para andar de cabeça erguida", comentou a prefeita Marcia Rosa, durante mais uma das reuniões com pais de alunos da rede municipal que vêm sendo realizadas pela Prefeitura para debater com a população as melhorias que serão introduzidas em 2016 no ensino, com o projeto Crescer +. O encontro desta vez ocorreu no miniauditório do Bloco Executivo do Paço Municipal, nesta sexta-feira (23), com a participação do secretário de Educação, César Pimentel.
Ele explicou que "apenas racionalizando o uso dos recursos disponíveis, sem precisar fazer uma só contratação ou construir novo prédio escolar, serão criadas 1.974 vagas no ensino municipal". Os 62 professores que precisarão ser contratados no próximo ano são apenas para a substituição dos que estão se aposentando neste ano e em 2016.
A lógica das mudanças é que hoje apenas algumas das crianças numa creche usam o período integral, e o sistema de ensino precisa ter professores pela manhã, à tarde, e ainda pagar as chamadas "aulas eventuais" para o período entre os dois turnos. "Vamos agrupar as crianças de até 3 anos, de período integral, em cinco creches, mais próximas ao Centro, e oferecer o transporte entre os núcleos residenciais e a escola. Assim, com o melhor aproveitamento das instalações, aumenta consideravelmente o número de vagas."
Um dos muitos exemplos é a UME Ana Luíza. Hoje, de 71 crianças atendidas, só 13 estão em período integral. Com a racionalização, abrem-se aí 26 novas vagas. O mesmo ocorrerá em toda a rede, inclusive em creches conveniadas: serão 974 novas vagas em creches municipais em período parcial e 20 no integral; 257 integrais no pré; 155 integrais nas conveniadas, 30 integrais no Fundamental e outras 548 novas vagas diluídas entre as escolas de infantil 4 ao 9º ano.
Transporte - Para os pais, como explicou o secretário, a principal vantagem, além do aumento no número de vagas e do atendimento a mais alunos em período integral, é que os alunos serão transportados de seu núcleo residencial até a escola e, na saída, da escola até o núcleo em que residem. Hoje, os pais que residem a mais de 1,5 Km da escola recebem passe escolar para levar os filhos e buscá-los na saída. Isso inclusive resolverá alguns problemas, como o de quem reside em lugar hoje não atendido pelo transporte público, e das famílias que precisam contratar transporte escolar para as crianças.
A Secretaria da Educação já está analisando, em reuniões com transportadores, a forma de melhor realizar esse transporte escolar a partir do início de 2016.
"Itinerário Formativo" - O novo planejamento também começa a inserir na rede municipal de ensino o chamado "Itinerário Formativo", em que a continuidade dos estudos do aluno tenderá a ser sempre em escolas próximas à sua residência e à escola em que está. Por exemplo, o aluno da UME Marta Magali, na Ilha Caraguatá, prosseguirá os estudos na UME Amapá e depois na UME Rui Barbosa, no mesmo núcleo residencial.
Ciclos - Além da reestruturação logística, a Secretaria da Educação está mantendo o ciclo de alfabetização e ampliando, com o quarto ano do ensino fundamental, para o ciclo da pré-adolescência, que vai até o sexto ano. Em 2017 será incluído o quinto ano, até em 2021 serem efetivados os três ciclos no município. A questão dos ciclos orientou a reorganização das escolas.
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