sexta-feira, 9 de outubro de 2015

JUSTIÇA MANDA E ESTADO IRÁ CUMPRIR, CUBATENSES FARÃO SEUS EXAMES. UFA!

JUSTIÇA MANDA E ESTADO IRÁ CUMPRIR - 
Com o conserto do equipamento para cineangiografias do Hospital Estadual Dr. Guilherme Álvaro, dois pacientes de Cubatão já tiveram seus exames confirmados para a próxima terça-feira (13). A qualquer momento, o Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) deve confirmar o atendimento de mais três pacientes, que também estão internados no Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde de Cubatão, Benjamin Rodriguez Lopez, que não descarta, entretanto, a possibilidade de outros pacientes serem encaminhados para exames na Capital, conforme a disponibilidade do equipamento santista e a urgência na realização dos procedimentos.
A agilização do agendamento ocorreu em decorrência da ação movida pelo Ministério Público, que determinou o prazo de 24 horas para a realização dos exames necessários e, de acordo com a complexidade de cada caso, o encaminhamento para cirurgia. A decisão foi tomada pela juíza Lucia Castello Chafick Miguel, mas até a tarde desta sexta-feira, a Prefeitura não havia recebido a citação. O descumprimento incorre em multa diária de R$ 20 mil.
O secretário Benjamin Lopez considerou importante o posicionamento do Ministério Público, já que os pacientes estão há pelo menos dez dias internados no hospital local, na fila da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). "Esses pacientes aguardavam o atendimento no Hospital Guilherme Álvaro, mas como o equipamento estava quebrado, já deveriam ter sido encaminhados para outra unidade indicada pelo Governo do Estado". Vale frisar que o Hospital Municipal não conta com equipamentos apropriados à realização desses exames.
"A decisão da Justiça restabelece a obrigatoriedade do Estado para resolver o problema", informou Benjamin Lopez. Assim que soube da decisão judicial, o secretário reforçou a solicitação junto ao DRS-IV, localizado em Santos. "Após a realização dos exames, os pacientes que necessitarem de procedimento cirúrgico serão encaminhados para unidades de cirurgia vascular referenciada".
fonte:PMC

Thumb

0 comentários:

Postar um comentário