quinta-feira, 1 de setembro de 2016

DRS/4 COBRA CUBATÃO DO PLANO DE PACTUAÇÃO DE CUBATÃO

- Em uma reunião na tarde de ontem, que foi das 15 às 17 horas, na sede do Departamento Regional de Saúde - DRS/4, Cubatão mais uma vez foi a pauta. Pela cidade esteve presente o secretário de Saúde, dr. Antonio Carlos, e as servidoras Mônica e Márcia. Pelo DRS/4, se fez presente a diretora Paula Covas, dr. Élcio e dr. Vanderjackson, que respondem pela regulação. Acompanhavam a reunião, representantes do Conselho Municipal de Saúde, através do seu presidente Maneco Tavares e os conselheiros Paulo Luiz e Gilson.
Na pauta, a não entrega do PPI - Programação Pactuada Integrada - que consiste num instrumento desenvolvido pelo SUS para dinamizar a sistemática da assistência à saúde - por Cubatão que venceu no dia de ontem (31). Dr. Antonio Carlos informou que a pactuação estava dependendo da aprovação da prefeita, pois ela estaria muito interessada em resolver de vez essa questão. Informou ainda, que também fica na dependência do novo chamamento para contratação de uma nova OS com contrato bem definido. Um fato chamou a atenção quando o secretário revelou que ele estaria contratando médicos para o hospital pela prefeitura, pagando por este plantão. Teriam sido contratados clínicos e médicos para atender a maternidade.
O secretário lembrou que atualmente não tem faltado médicos no PS Central. O que vem tendo problemas é com os pacientes que não podem ser transferidos para o hospital e não tem para onde mandar. Dr. Antonio Carlos afirmou que até esta sexta feira,2, tudo será regularizado com a maternidade do hospital voltando a funcionar. Já a dra. Paula Covas foi cirurgica ao dizer que ao secretário não ser possível atender parto fora de Cubatão com os recursos adequados que o municipio tem. É de responsabilidade do municipio atender.
Um fato ficou claro, até durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, que o atual secretário tem dificuldades de entendimento com a direção da AHBB. Lembrou que o hospital tem metas a cumprir...

0 comentários:

Postar um comentário