terça-feira, 16 de agosto de 2016

ESTADO COMEÇA A AUDITAR A SECRETARIA DE SAÚDE DE CUBATÃO NESTA QUARTA FEIRA, ÀS 13 HORAS.


Em uma reunião que durou pouco mais de 3 horas, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS/4), Paula Covas, realizou uma grande reunião entre o DRS, secretaria de Saúde de Cubatão e Conselho Municipal de Saúde da cidade. Por Cubatão, se fizeram presentes: secretário Antonio Carlos, Monica Bastos e Márcia Cruz. Pelo Conselho de Saúde, participaram Manoel Tavares, Paulo Luiz e Gilson Clodoberto. Pelo DRS/4, seis participantes no total.
A diretora Paula Covas disse que a secretaria de Saúde de Cubatão tem que rever a pactuação visando montar um sistema de encaminhamento a rede daquilo que não vão fazer. Foi apresentado números e o que entrou de verba para a cidade.
Nesta quarta feira, por determinação do MP, o Estado irá iniciar uma auditoria a partir das 13 horas. Todos os dias haverá uma reunião a respeito. O Estado ainda não foi notificado a respeito da determinação juridica e que irá recorrer, com certeza. Mas segundo uma nota enviada ao colunista, a Procuradoria do Estado disse que já foi notificado.


QUAL ESPECIALIDADES CUBATÃO VAI ATENDER? - Por outro lado, o secretário de saúde ficou com a incumbência de articular do a DRS/4 as especialidades que vão atender, principalmente a falta de atenção dada a obstetrícia, encaminhando somente os partos de riscos desde que devidamente avaliado por um obstetra da rede de saúde de Cubatão.
Foi reclamado dos encaminhamentos sem avaliação de médico para a central de regulação e que as fichas tem que estar devidamente preenchidas e as transferências devem ser feitas médico a médico.
Ao final, ficou claro que o Estado não quer intervir no hospital municipal e que a responsabilidade é do municipio. 
O Conselho de Saúde de Cubatão desta vez ficará a par de cada passo da auditoria e da situação financeira do hospital municipal e da secretaria.

0 comentários:

Postar um comentário